top of page
mechanical-engineering-2993310_1920.jpg

Evite a Desvalorização do seu Veículo

Solicite agora a avalização técnica do seu automóvel

Nossos Serviços

Home: Headliner
car-85320_640.jpg

Reclassificação de Monta

O veículo que se envolve em um sinistro passa por uma avaliação no local do acidente, onde a autoridade de trânsito lavra o Boletim de Acidente de Trânsito - BAT. Neste documento é registrado preliminarmente as partes do veículo que foram afetadas no acidente e de acordo com a quantidade de regiões afetadas o veículo será classificado como pequena, média ou grande monta. 

 - Dano de Pequena Monta (DPM): nessa classificação o veículo poderá ser consertado e voltar a circular, sem necessidade de vistoria e também não será registrado o sinistro no documento do veículo;

 - Dano de Média Monta (DMM): para que o veículo possa voltar a circular será necessário providenciar todos os documentos previstos na Resolução 810/2020 do CONTRAN, para solicitar o desbloqueio do veículo e emissão dos documentos. Porém, nesse caso, ficará registrado no documento do veículo a classificação do dano registrado no sinistro e isso poderá acarretar em desvalorização do veículo na hora da venda;

  - Dano de Grande Monta (DGM): o veículo enquadrado como grande monta será classificado como "irrecuperável" e deverá ser dado baixa do seu cadastro, não podendo mais voltar a circular. Dessa forma, o proprietário poderá perder o seu veículo e arcar com o prejuízo.

A Resolução CONTRAN nº 810/20 estabelece que o proprietário do veículo enquadrado como DMM ou DGM poderá apresentar recurso para solicitar reenquadramento do dano na categoria imediatamente inferior. Mas, para isso, dentre outras exigências, deverá submeter o veículo a nova avaliação técnica realizada por Engenheiro Mecânico, que deverá elaborar um laudo técnico acompanhado da respectiva Anotação de Responsabilidade Técnica -ART para embasar o pedido de reenquadramento.

A EngELITE Soluções conta profissional legalmente habilitade e capacitado para realizar a avaliação do seu veículo e elaborar laudo técnico que atende integralmente as exigências da Resolução CONTRAN nº 810/20.

Solicite agora mesmo a avaliação técnica do seu véiculo, entre com recurso e evite prejuízos. 

Com estes serviços você:

Pode evitar a desvalorização do veículo
O registro do dano de média monta na documentação do veículo pode depreciar o bem e/ou, ainda, dificultar a venda do mesmo. Com deferimento do pedido de recurso, o veículo pode ser reenquadrado para dano de pequena monta.

Pode corrigir erros da avaliação preliminar
Na avaliação preliminar do veículo no local do sinistro, pode ocorrer da autoridade de trânsito não fazer a avalização detalhada das peças e partes do veículo e, equivocadamente, marcar no BAT itens que não foram danificados.

Pode evitar a perda do veículo
O Veículo enquadrado como dano de grande monta, não pode voltar a circular e terá que ser dado baixa no seu registro. Mas, com a documentação correta e o deferimento do recurso para reclassicação de monta, o veículo pode ser reenquadado para dano de média monta e poderá voltar a circular legalizado.

Home: Headliner
hardhat-4274430_1280.jpg

Quem Somos

Empresa especializada em avaliação e elaboração de Laudo Técnico de veículos, máquinas e equipamento, para atestar a sua segurança e integridade. Contamos com profissional habilitado e registrado junto ao CREA, com formação em Engenharia Mecânica e especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho. Para nós, a segurança da sua empresa e das pessoas deve ser tratada com seriedade, responsabilidade e respeito. Temos como premissas a ética, a qualidade no atendimento e a agilidade nas entregas.

Home: About

Perguntas e Respostas

Meu veículo está como média monta, quando vender e transferir o veículo, vai sair o registro do documento?

Não. Após ser registrado no documento do veículo que o mesmo sofreu um ano de média monta em um acidente, esse registro permanecerá nos documentos do veículo, mesmo após as transferencias de propriedade. A única forma de retirar o registro de dano de média monta é entrando com recurso solicitando o reenquadramento de dano dentro do prazo previsto e tendo este recurso deferido.

Comprei um veículo e consta no documento o dano de média monta. Posso entrar com recurso para solicitar o reenquadramento de dano.

Não. Os veículos para serem vendidos e transferidos de propriedade, já devem ter passado pelo processo de desbloqueio e liberação de documentação. Após esse processo ser realizado não é mais possível conseguir a reclassificação de monta.

Meu veículo foi classificado como dano de grande monta. Consigo desbloquear a documentação?

A única forma de conseguir desbloquear e liberar a documentação é entrando com recurso solicitando o reenquadramento para dano de média monta e conseguindo que essa recurso seja aceito. Após o reequadramento é preciso seguir o processo previsto na Resolução CONTRAN 810/20 para desbloquear o veículo.

Qual a quantidade de itens que podem ser danificadas para enquadramento em cada categoria de dano?

Depende do tipo de veículo. A quantidade e quais itens que devem ser avaliados varia de acordo com o tipo de veículo.

O recurso para reclassificação de monta só se aplica aos carros de pequeno porte?

Não. A resolução CONTRAN 810/20 aborda e detalha o processo de classificação de monta para diversos tipos de veículos, dentre eles: motocicletas, quadriciclos, ônibus, micro-ônibus, caminhões, reboques, caminhonetes (chassi), etc.

Rua Leônida Ebele, 50, Lageado Baixo, Guabiruba - SC

logotipo

(48) 9 8825-6299

Solicite seu orçamento gratuito
Clique no whatsapp ou preencha o formulário

  • Whatsapp
Home: Contact
bottom of page